Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

AeroVale – Aerodesign

A equipe Aerovale é a representante da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na Competição SAE BRASIL AeroDesign. Nessa competição, as equipes tem o objetivo de planejar e construir uma aeronave controlada por rádio. A cada competição, uma aeronave diferente deve ser construída, atendendo às exigências do regulamento que mudam a cada ano. O principal objetivo da competição é proporcionar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Durante o projeto da aeronave, a equipe se envolve com um caso real de engenharia onde os desafios de gestão de tempo, custo, pessoas e, claro, de engenharia devem ser superados.

A primeira participação da equipe ocorreu no ano de 2017, ainda no Torneio de Acesso da competição nacional. Uma vez conseguida a classificação, a equipe desde então, participa anualmente na Classe Regular da Competição SAE BRASIL AeroDesign. O objetivo dessa categoria é o projeto, validação e voo de uma aeronave cargueira para o transporte da maior carga possível, dentro das limitações de projeto impostas pelo regulamento.

A equipe conta com sete setores nas áreas de projeto, sendo: aerodinâmica, desempenho, cargas e aeroelasticidade, estabilidade e controle, estruturas, elétrica e telemetria, além de três setores na área administrativa, sendo: RH, marketing e financeiro. O processo seletivo para ingressar na equipe é aberto anualmente para diferentes cursos de graduação como: engenharias, Sistemas de Informação e Ciência e Tecnologia. A divulgação do processo é realizada por meio das redes sociais da equipe.


Nossas redes sociais



aerovale@ict.ufvjm.edu.br

Sala 02B do Prédio de Laboratórios da Engenharia Mecânica (em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Time AeroVale– 2019