Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Baja Espinhaço

O Baja Espinhaço é um projeto sem fins lucrativos criado em 2011, por estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia e de Engenharia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que tem como missão:  Alinhar os conhecimentos teóricos aos práticos; Incentivar o trabalho em equipe; Dar suporte aos estudantes mais novos, evitando evasão;  Participar das competições regionais, nacionais e internacionais na categoria.

A Equipe tem como objetivo realizar a construção de um veículo off-road que possa vencer todos os obstáculos presentes em uma pista de competição. A equipe é dividida em setores práticos, que trabalham de forma paralela para a construção do veículo, sendo eles: Suspensão e Direção, Estrutura, Powertrain, Eletrônica e Freio. Além disso, a equipe conta com setores de gestão e marketing, responsáveis pela administração financeira e pela arrecadação de fundos para viabilizar a construção do veículo, além de serem responsáveis por traçar as melhores estratégias de produção e para união dos membros.

A Equipe tem seus membros associados à SAE Brasil, o que possibilita a participação nas competições e, vem crescendo e atingindo resultados cada vez mais satisfatórios das competições, apesar de todos os desafios e dificuldades enfrentados.

Para ingresso na equipe, são abertos editais de processo seletivo simplificado constituído por dinâmica de grupo e entrevista individual com cada candidato. Os candidatos aprovados na entrevista passam por um processo trainee, com duração mínima de 30 dias, onde desenvolvem atividades nos setores aos quais foram direcionados, além de atividades paralelas relacionada a toda a equipe. Os aprovados são admitidos como membros efetivos da equipe.

Nossas redes sociais


bajaespinhaco@ict.ufvjm.edu.br

Sala 11 do Prédio Administrativo 2 (em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Time Baja Espinhaço – 2019