Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Starkbotz

Robótica, guerra, destruição. Essas são palavras que definem a StarkBotz, uma equipe de competição de robótica com o objetivo de construir robôs para a guerra. Vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia, a mesma tem como foco participar de competições. Para isso, a equipe projeta, confecciona e otimiza robôs das categorias de combate, seguidor de linha e sumô.

A equipe foi fundada em 2017, por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e tecnologia,com a missão de aplicar conhecimentos adquiridos durante a graduação de forma lúdica, auxiliando no ensino-aprendizado dos membros. Em 2018, a equipe participou de sua primeira competição: A 14ª Winter Challenge, que é considerada a maior competição de Robótica da América Latina. Nessa competição, a StarkBotz disputou com o seu primeiro robô de combate, Cão Felpudo, da categoria Featherweight (que são robôs com até 13,6 kg), alcançando a 10ª colocação entre os 30 robôs da mesma categoria, o que elevou a equipe mais de 500 posições na classificação geral da Robocore, a empresa responsável por gerir a maior parte das competições de robótica no Brasil. Já em 2019, a equipe participou da Winter Challenge XV, competindo com 6 robôs, sendo 4 robôs da categoria de combate e dois robôs autônomos da categoria Seguidor de Linha – Pro. Neste ano a equipe subiu mais de 100 posições no ranking da Robocore, chegando à 149ª posição.

Atualmente a StarkBotz desenvolve eventos voltados para a Engenharia Mecânica e Ciência e Tecnologia, dentre outros projetos voltados para o ensino, contribuindo para a formação acadêmica dos alunos do ICT.

Para ingresso na equipe, os interessados passam por um processo seletivo que pode ser feito para os setores técnico ou administrativo. Ambas as seletivas passam por etapas como análise de currículo, dinâmicas de grupo, entrevista, entre outros. Além disso, para ingresso no setor técnico os candidatos passam por uma prova escrita que testa o conhecimento sobre assuntos como competições e a equipe. Quer fazer parte da StarkBotz? Siga as redes sociais da equipe, pois o processo seletivo é sempre divulgado para a comunidade acadêmica!

Quer conhecer mais sobre a StarkBotz? Visite nosso site ou acesse nossas redes sociais!

Nossas redes sociais


starkbotz@ict.ufvjm.edu.br

Sala 03 do Prédio Administrativo 1 (em frente ao prédio do ICT). Campus JK – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba. Diamantina-MG. CEP: 39100-000.

ICT/UFVJM – Diamantina-MG – Time Starkbotz – 2019