Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Pós-Graduação em Biocombustíveis

Expandir todos   Recolher todos

O Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis é produto de associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do PPG-Biocombustíveis iniciaram suas atividades em março de 2013, época em que figurava como único programa no Brasil com curso de doutorado com temática voltada exclusivamente para os biocombustíveis ou a bioenergia ou a agroenergia. As linhas de pesquisa do PPG-Biocombustíveis priorizam temas e ações que buscam o desenvolvimento e o estabelecimento de conceitos, práticas e tecnologias que apoiem a consolidação e ampliação da oferta sustentável de biocombustíveis e seus derivados.

SOBRE O PROGRAMA

As instituições que mantém o Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis estão inseridas em um contexto geopolítico que tem demandado por investimentos e ações que favoreçam o setor de biocombustíveis e, por consequência, o desenvolvimento socioeconômico do entorno.  Tanto a UFVJM, com área de abrangência nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e nas mesorregiões Norte e Noroeste do Estado de Minas Gerais, e a UFU, com atuação proeminente no Triângulo Mineiro, dispõem de campo de pesquisa abundante no contexto das biomassas energéticas. O parque industrial mineiro também é rico em setores que demandam por pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de biocombustíveis. No Norte de Minas, em Montes Claros, encontra-se instalada e em funcionamento a Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, da Petrobras, a maior do estado, que irradia e promove atividades agroindustriais voltadas para o biocombustível. O Triângulo Mineiro, por sua vez, concentra cerca de duas dezenas de usinas sucroalcooleiras e outras tantas usinas de biodiesel que demandam por implementações tecnológicas que aumentem a eficiência e diminuam custos, e por recursos humanos especializados. Minas Gerais disputa com o Paraná a posição de segundo maior produtor de cana de açúcar do Brasil e tem recebido investimentos vultosos para a expansão na área canavieira. Nos últimos anos, o estado também tem recebido aportes consideráveis de investimentos privados para implantação de áreas plantadas com oleaginosas para a produção de biodiesel e bioquerosene, com destaque para o pinhão-manso e a macaúba. Minas Gerais também é o estado brasileiro com maior área de florestas plantadas para fins energéticos e consome cerca de 60% de todo o carvão vegetal produzido no país.

Do ponto de vista da estratégia para o desenvolvimento socioeconômico, o Curso de Doutorado em Biocombustíveis preenche um vazio geográfico e social importante nas regiões do Jequitinhonha, Noroeste e Norte do Estado de Minas Gerais, consideradas regiões com os menores valores de IDH do estado. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis é o único programa da Área de Avaliação de Biotecnologia com curso de doutorado a servir as regiões já destacadas no estado de Minas Gerais, incluindo toda a região oeste do estado da Bahia.

No contexto nacional, o papel de um programa de pós-graduação dedicado aos biocombustíveis e seus derivados é tão importante quanto o papel que pode exercer em nível regional. O Brasil é o segundo maior produtor de bioetanol do mundo e possui características que lhe permite ampliar a produção, a produtividade e o rendimento energético deste biocombustível. O Brasil também figura como o segundo maior produtor mundial de biodiesel e projeta expansão para os próximos anos. Por sua dimensão continental, apresenta diversidade botânica, edafoclimática e sociocultural que permite a diversificação de culturas energéticas para o abastecimento do mercado de agroenergia. Virtualmente, todas as regiões do Brasil apresentam potencial para a produção de bioenergia. Existem hoje no Brasil cerca de 400 usinas de produção de álcool combustível e 60 plantas industriais de biodiesel. O Brasil é um dos poucos países do mundo que já possui em funcionamento plantas de etanol de segunda geração, que utilizam resíduos agrícolas para a produção bioetanol. Pelo que foi posto, esperamos como programa poder contribuir com a geração de conhecimento e recursos humanos qualificados.

As atividades do PPG-Biocombustíveis também faz interseção com os movimentos e transformação que ocorrem no globo e que envolvem a participação dos biocombustíveis como parte da solução para questões econômicas, geopolíticas e ambientais. Na 22ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima – COP-22, o Brasil ratificou o Acordo de Paris (COP 21) e se comprometeu em reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030 e, como parte das ações para o desiderato, aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira para aproximadamente 18% até 2030, expandindo o consumo de biocombustíveis, aumentando a oferta de etanol, inclusive por meio do aumento da parcela de biocombustíveis avançados (segunda geração), e aumentando a parcela de biodiesel na mistura do diesel (Plataforma BioFuturo – MMA).

DADOS CADASTRAIS

Nome: Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis – PPGBiocomb
Código: 32010010010P5
Área Básica: Biotecnologia (90400003)
Área de Avaliação: Biotecnologia
Modalidades: Mestrado e Doutorado Acadêmico
Nota do curso de Doutorado: 3
Nota do curso de Mestrado: 3

LINHAS DE PESQUISA

1 – Biomassas energéticas: ciência e tecnologia
2 – Processos químicos e bioquímicos aplicados à conversão de biomassas a biocombustíveis
3 – Produtos e Coprodutos
4 – Ambiente e Sustentabilidade

CONTATO

NA UFVJM

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis

Endereço:
UFVJM, Campus JK – Prédio de Pesquisa e Ensino em Biocombustíveis – Rodovia MGT 367 – Km 583, nº 5000 – Alto da Jacuba – CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Secretária do programa: Juscilene de Fátima Neves
Telefone: +55 (38) 3532-1200 / ramal: 8380
E-mail: biocombsecretaria@gmail.com

NA UFU

Endereço:
Campus Santa Mônica, Bloco 5I, piso superior, Av. João Naves de Ávila no 2121, 38400-902, Uberlândia, Minas Gerais.
Secretário: Gabriel Fonseca Rezende
Telefone : +55 34 3239-4434
E-mail: ppbic@iqufu.ufu.br

MAIS INFORMAÇÕES

COORDENAÇÃO