Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Instituto de Ciência e Tecnologia

Um Breve Histórico

O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) foi criado com a principal missão a disseminação de conhecimentos nas diversas áreas de ciência e tecnologia, além de formar cidadãos participativos e conscientes. Para tal, o ICT agrega em seu escopo o bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT) e quatro Engenharias da UFVJM.

O curso de Ciência e Tecnologia foi o primeiro curso a ser ministrado no ICT, em 2009. Trata-se de um curso superior de graduação, diurno, que conta com uma carga horária de 2.400 horas e um período de integralização curricular de três anos. Apesar de formar bacharéis em ciência e tecnologia com formação generalista em ciências naturais e sociais aplicadas, constitui também o ciclo básico das quatro Engenharias do ICT. De 2009 a 2013, ofereceu 120 vagas por semestre. Nessa época, previa-se 30 vagas para cada uma das três Engenharias existentes e 30 vagas para o BC&T.

Em 2011, estabeleceram-se os projetos pedagógicos das três primeiras Engenharias do ICT, conforme constava no projeto original, a saber: a Engenharia Mecânica, responsável pelo projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, como, motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria; a Engenharia de Alimentos, que trata de todos os processos da indústria de alimentos, desde a pesquisa de novos produtos e seus ingredientes, até a definição das embalagens e armazenagem dos alimentos industrializados; e a Engenharia Química, que trabalha com os processos físico-químicos de uma indústria, desde a análise da matéria-prima até o desenvolvimento do produto final.

No ano de 2014, foi criada uma nova Engenharia no ICT, a Engenharia Geológica, responsável pela exploração de recursos naturais como jazidas de minérios e petrolíferas, análise da estrutura do solo para a construção de barragens, identificação de áreas de risco de abalos sísmicos, recuperação de solos e exploração de lençóis freáticos. A partir de então, o BCT passou a oferecer 150 vagas, sendo que são igualmente oferecidas 40 vagas para cada uma das Engenharias pioneiras no Instituto: Alimentos, Mecânica e Química e, ainda, 30 vagas para o curso de Engenharia Geológica.

No ano de 2016, o Conselho Universitário – CONSU, através da Resolução N. 06-CONSU, de 17 de junho de 2016, cria o Centro de Estudos em Geociências – CEGeo, órgão complementar do ICT , que tem como objetivo precípuo o desenvolvimento de atividades de excelência acadêmica no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária na área de Geociências, facilitando a agregação de todas as competências da UFVJM na área das Geociências e áreas de conhecimento afins.

Além dos cursos de graduação, o ICT possui 04 cursos de Pós-Graduação, a saber: Biocombustíveis – PPGBiocomb (Mestrado e Doutorado), Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA (Mestrado) e Geologia -PPGGEO (Mestrado)

Atualmente, a Unidade têm uma equipe de 40 técnico-administrativos em educação (33 atuantes no ICT e 07 no CEGeo), e 87 docentes (33 vinculados ao BCT, 12 a Eng. de Alimentos, 16 a Eng. Geológica, 14 a Eng. de Mecânica e 12 a Eng. Química).

Ao longo do tempo, o ICT tem cumprido sua missão no sentido de formar profissionais competentes para atuação em diversas áreas da sociedade, incluindo a indústria, a pesquisa e pós-graduação no meio acadêmico e também profissionais empreendedores.

Mais informações, leia o artigo publicado por Campos, C.A. e Andrade, P.C.R., A Implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia: o resgate histórico e primeiros passos do BCT na UFVJM, Revista Vozes dos Vales: Publicações Acadêmicas, n. 13, Ano VII, 2018. Disponível aqui!